Maratona com muita fome

Todos os intervalos, tenho fome… mas o intervalo em que me custa mais esperar para comer é o do almoço. Nos lanches até podemos esperar na fila do bar e se não conseguirmos comer nesse deixamos para o próximo, são só 90 minutos, mas o do almoço é indispensável.

Quando chega a hora de almoço, mais precisamente às 13.30h, estamos perante a maior maratona que alguém pode ter nos seus dias de escola durante o 2º e 3º ciclo. São alunos do 5º e 6º ano a saírem do bloco B, turmas do 7º e do 8º a saírem do bloco C, outros do 9º a saírem do D e por fim aqueles que vem do pavilhão, dos campos ou até mesmo da biblioteca ou do PA+… É sempre a mesma balbúrdia, multidões de gente de todas as cores e feitios, brancas, pretas, amarelas, vermelhas, gordas, magras, altas, baixas, portuguesas, brasileiras, russas, holandesas (entre muitas das distintas nacionalidades existentes). Todos com a mesma direção, sentido e movimento… correria para ver quem chega primeiro, para não apanhar uma fila muito grande. Também há as pessoas que têm tempo e não querem aproveitar os intervalos do almoço, essas vão a andar, também há aquelas que vão a andar mas quando chegam ao refeitório simplesmente passam para a frente como se nada tivesse acontecido ….

Passaram já mais ou menos 35 minutos, chega o esperado momento de passar o cartão e de almoçar. Pedimos o pão, perguntam-nos se queremos sobremesa quando há, porque quando não há somos nós a tirar a fruta, retiramos o prato que a Dª Emília, muito querida, preparou para nós (quem a conhece conversa um pouco com ela) e depois vamos para as mesas. São várias fileiras de mesas, umas cheias, com turmas todas juntas, outras com turmas separadas (só rapazes ou só raparigas) e outras até vazias. Chegou a hora de escolhermos o lugar e de nos sentarmos a almoçar, sozinhos ou com alguém conhecido para conversarmos, finalmente.

Mas não fazemos o que queremos porque há regras:

– Não mexer no telemóvel (mas a maioria das pessoas anda sempre com ele). Dizem que não podemos devido a um único motivo: o de almoçarmos rápido para dar lugar a outros.

– Não gritar! Mas sempre que entramos está uma enorme barulheira, mas até é suportável.

– Entre outras normas que se vão mais ou menos cumprindo.…

Este é a minha maratona do almoço, a seguir já preciso de outro almoço.(AM)

Deixe um comentário